sábado, 5 de maio de 2018

Animais abandonados podem trazer riscos à saúde do ser humano

Por Giovana Zeuri e Luiz Felipe Longo


Animais nas ruas trazem doenças para os seres humanos.
Foto: Giovana Zeuri.
De acordo com informações do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal deCampinas, a cidade apresenta cerca de 20 mil cães e gatos abandonados nas ruas. Isso se torna um problema também para a população humana, já que esses animais podem trazer riscos à saúde.

A veterinária Marina Negrucci explica que doenças como leishmaniose canina, brucelose, toxoplasmose, leptospirose, febre maculosa e, principalmente, raiva podem ser transmitidas. “Elas são denominadas zoonoses e sua ocorrência varia de acordo com as diferentes as diferentes condições ambientes, socioeconômicas e culturais”, explicou.

Em Campinas, segundo dados da prefeitura, os últimos casos de raiva canina e felina foram registrados em 2015 e 2016, respectivamente. Um caso de raiva humana não é registrado no município há 36 anos, desde 1981. Para Negrucci, os números considerados baixos devem ser comemorados, já que 55 mil pessoas morrem por ano no mundo em razão da doença.

Uma das responsáveis pela ONG GAAR(Grupo de Apoio ao Animal de Rua), Thaise Piculi, ressalta que os animais abandonados não possuem um acompanhamento adequado e que a principal maneira de se melhorar os casos de animais abandonados é conscientização. “Uma população bem orientada pode diminuir os animais abandonados”, afirmou.


Outra medida para diminuir o número de animais nas ruas e, consequentemente, as doenças transmitidas por eles, principalmente a raiva, é a adoção. Armando Dalla Costa Neto, estudante de Engenharia da Computação, que foi dono de sete cães adotados, explica que adotar significa reduzir os riscos ao animal e também ao ser humano. “Não só as doenças, mas imagine se os bichos vão para rodovias, avenidas, ruas. É muito perigoso”, completou.


Procurada a respeito das doenças transmitidas por animais abandonados, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, de Campinas, afirmou não comentar casos do tipo. 

*Produzida para a disciplina de 'Projeto Integrador C' (4º Semestre)